sábado, 26 de março de 2011

Ciclo Estral das Fêmeas

DEFINIÇÃO

            É o período compreendido entre dois estros, de duração variável, porem em torno de 20 dias, apresentando  fases bastante evidentes e caracterizado por modificações da genitália tanto interna quanto externa assim como no comportamento da fêmea. 
            Os animais quanto ao desenvolvimento do ciclo estral são classificados em
Poliéstricos estacionais => éguas
Poliéstricos não estacionais => vacas
Monoéstricos => cadelas

 ENDOCRINOLOGIA DO CICLO ESTRAL NA VACA

PROESTRO
            Inicia quando a concentração de P 4 está baixa e ocorre um rápido crescimento folicular estimulado pelo FSH e LH que determinam aumento do E 2 .

ESTRO
            Iniciam-se quando a fêmea sobre forte estimulação estrogênica aceita a monta pelo macho ou por companheiras do rebanho.
            O estrogênio apresenta-se com um padrão pulsátil e relacionado com o LH , semelhante àquele apresentado no proestro. 
            Em torno de 4 a 6 horas do início do cio ocorre uma onda pré-ovulatória de LH com duração média de 8 horas e cerca de 26 ± 7 horas antes da ovulação.  Esta onda é caracterizada por  um aumento tanto na amplitude quanto na freqüência dos pulsos de LH.  Uma onda concomitante  de FSH  também é observada.
A Progesterona encontra-se em níveis basais
Todas as espécies domésticas ovulam durante o estro, com exceção da vaca.

METAESTRO
            Esta fase inicia-se quando a fêmea não aceita mais a monta e nela ocorre a  ovulação cerca de 12 horas após finalizado o estro e segue-se a formação do corpo hemorrágico.
            Após a ovulação o nível de Progesterona começa aumentar ao redor do terceiro dia e atinge plateau ao redor do décimo dia já na fase de diestro.

DIESTRO
            Inicia quando o corpo lúteo está formado e se mantém em pleno funcionamento.
            Caracterizado pelo aumento da concentração de P 4 até o 12° dia do ciclo quando então estabiliza e mantém-se até o 17° dia do ciclo.  A partir daí há declínio brusco por ação da PGF 2.
            Com relação ao estrogênio observam-se baixos níveis durante o diestro e isto pode ser justificado pelo fato dos folículos antrais não apresentarem o sistema aromatase ativado.

 ENDOCRINOLOGIA DO CICLO ESTRAL EM CADELAS

Proestro
            Nesta fase a cadela está respondendo à níveis altos de estrógeno. Ela vai responder a estes níveis apresentando edema de vulva e vagina, presença de secreção sero-sanguinolenta na vulva e vagina, atração aos machos (provocado pelo ferormônio presente no muco vaginal - metilhidroxibenzoato) e mudanças no epitélio vaginal. O corrimento vaginal e vulvar é variável de fêmea para fêmea e em fêmas que se limpam muito pode passar desapercebido. Nesta fase a cadela ainda não aceita o macho, começa a ter tolerância no final do proestro. Esta fase pode durar de 3 dias a 3 semanas.

Estro
            Nesta fase, a cadela normalmente não apresenta mais sangramento, e aceita a monta pelo macho. Nesta fase é que ocorrerá a ovulação. este comportamento de aceitação e submissão ao macho é devido a diminuição do nível estrogênico e aumento do nível de progesterona. O iníco do estro se dá normalmente dentro de 1 a 2 dias antes do pico de LH. Na citologia vaginal as células estão queratinizadas (corneificadas). A duração desta fase poderá ter duração de 4 a 12 dias. 

OVULAÇÃO
    A ovulação ocorre entre 40 a 50 horas após o pico de LH ( em torno de 2 dias). Os oócitos liberados ainda estão imaturos, eeles necessitam de mais uma meiose para estarem prontos para fertilização. Este processo demora em torno de mais 40 a 60 horas após a ovulação. A maturação ocorre no oviduto. Portanto o período ideal para se realizar a monta ou inseminação é ao redor de 5 a 6 dias após o surgimento do pico de LH. Existem vários trabalhos quanto a tentativa de induzir o "cio" e a ovulação em cadelas mas nenhum com 100% de acerto. Pela citologia vaginal não se prediz o momento exato da ovulação, e sim que dentro daquele período ela poderá acontecer.

Diestro
            O diestro é a fase luteal na cadela. Inicia-se pela não aceitação do macho após o estro. O que mantém o corpo lúteo nas cadelas é no início é o LH e após a prolactina. O período de diestro corresponde ao período de 60 dias pós estro. Neste período algumas cadelas são susceptíveis ao aparecimento de pseudociese. 
            Citologia vaginal - ocorre uma mudança grande em relação ao número de células epiteliais. O número de células superficiais decresce para 20% e as parabasais e intermediárias chegam em até 50% do total. Existem neutrófilos em grande quantidade. Algumas células estão fagocitando os neutrófilos. Algumas vezes em uma só citologia (um só esfregaço) é difícil distinguir entre proestro e diestro.

Anestro
            É o período no qual o vário está "aparentemente" em quiescência, e se situa entre o diestro e o proestro. O anestro pode durar entre 2 a 10 meses, tendo em média 4 meses. 


                                                                                                       By: Norton Pejara

Nenhum comentário:

Postar um comentário