sábado, 26 de março de 2011

Clonagem em Bovinos

            Há 10 anos, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), comemorava um feito inédito para a ciência brasileira: o nascimento do primeiro bovino clonado no Brasil e na América Latina.

            A conquista foi fruto de 20 anos de esforço da equipe de reprodução animal da estatal e representou um passo determinante para o domínio da técnica de clonagem animal no Brasil.
Irene Lôbo
            A fêmea da raça Simental recebeu o nome de “Vitória da Embrapa” e hoje já possui filhos e netos, o que comprova o bom potencial reprodutivo e habilidade materna de animais clonados. Vitória foi clonada por meio de transferência nuclear a partir de células retiradas de um embrião da fêmea doadora, uma técnica que, segundo a Embrapa, é capaz de multiplicar animais de elevado valor genético.

            Desde que nasceu, Vitória foi acompanhada de perto por cientistas e médicos veterinários, e sempre mostrou bom desempenho em relação a crescimento e desenvolvimento de acordo com os padrões da raça. Mas a prova de fogo veio em 2004, quando deu à luz seu primeiro filhote, o que provou ser um clone perfeito do ponto de vista científico e de produção.

            O interesse pelas pesquisas relacionadas à clonagem por transferência nuclear também se deve ao fato de esta ser uma importante aliada na conservação de recursos genéticos animais, pois pode resultar na formação de núcleos de conservação de fêmeas clonadas, utilizando sêmen de diversos touros. Esse recurso contribui para aumentar a variabilidade genética, fundamental para a restauração de raças domésticas de animais de interesse agropecuário que estão ameaçadas de extinção.
           
            Além da clonagem, várias outras tecnologias vêm sendo dominadas ao longo dos anos e repassadas ao setor produtivo, como inseminação artificial e fecundação in vitro (FIV). Elas têm grande impacto na pecuária brasileira, já que apresentam resultados diretos na melhoria do rebanho através do melhoramento animal e do consequente aumento de eficiência na produção.

                    
                                                                                         By: Norton Pejara

Nenhum comentário:

Postar um comentário