sexta-feira, 11 de março de 2011

Vira Lata


Vira-lata ou rafeiro é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida, SRD, como são geralmente referenciados em textos veterinários.

O termo vira-lata deriva do fato de muitos desses animais, quando abandonados, serem comumente vistos andando famintos pelas ruas revirando latas de resíduos em procura de algum alimento.

Geralmente os cães e gatos considerados sem raça definida são mestiços, descendentes de diferentes raças.

Os SRD, por outro lado, são todos os cães e gatos que não têm origem definidas em um pedigree que é um certificado emitido por entidades oficiais atestando a ascendência do animal. Para obter um pedigree o animal tem que ter pais com o mesmo certificado. Entidades certificadoras exigem verificação de ninhada e mais recentemente a aplicação de microchips por veterinários.

 O animal pode ter a aparência de um cão de raça mas só o certificado atesta. Hoje, com o avanço dos exames de DNA, provavelmente há possibilidade de se definir se um cão é de uma determinada raça ou não, mas são exames ainda caros. Se houver qualquer mistura de raça (incluindo a cruza de dois animais de raça ou um de raça e um vira-lata) esse animal já será considerado um SRD.

Um dos aspectos mais interessantes do vira-lata é a sua variedade. Encontram-se SRD’s de todas as cores e tipos, de todos os temperamentos. Ainda existem algumas características, como o fato de que costumam ser muito inteligentes e afetuosos, variando de acordo com as características herdadas. Normalmente o SRD resgatado das ruas tem um temperamento mais dócil, companheiro e vigilante que os outros cães.
Adivinhar ancestralidade de um vira lata é difícil, mesmo para observadores de cães, porque os vira latas têm muito mais genética do que a variação média dos puros. Por exemplo, dois cães de raças mistas-negro pode cada um tem os genes recessivos que produzem um revestimento loira e, portanto, produzir descendência procurando ao contrário de seus pais.
          
 A teoria do vigor híbrido sugere que, como grupo, os cães de ascendência variada será mais saudável do que suas contrapartes de raça pura. Nos cães de raça pura, intencionalmente criação de cães de aparência muito semelhante ao longo de várias gerações produz animais que carregam muitos dos mesmos alelos , alguns dos quais são prejudiciais. Isto é especialmente verdadeiro se os cães estão intimamente relacionados.

Cães vira latas podem se sobressair em esportes do cão, tais como obediência, agility , flyball , e o frisbee . Muitas vezes, altamente energético misturado-raças são deixados com abrigos e grupos de resgate , onde eles são procurados por proprietários com o carinho, paciência e esforço para treiná-los para os esportes do cão, girando cães não desejados em saudável, fisicamente estimulado prêmio vencedores e mentalmente.

A aparência madura e comportamento de filhotes de cachorro de raça pura pode ser mais previsível do que a de raças mistas, incluindo cruzamentos. Com cães de raça pura, variações genéticas ocorrem dentro de um pool genético estreito, e um criador respeitável tem uma estimativa razoável de que tipo de descendência dado um par irá produzir.

Estudos que têm sido feitos na área da saúde mostram que as raças mistas, em média, são mais saudáveis ​​e de maior duração do que seus primos de raça pura. Isso ocorre porque atuais práticas aceitas reprodução dentro da comunidade os resultados com pedigree em uma redução na diversidade genética, e pode resultar em características físicas que levam a problemas de saúde.

Nem todos os donos de cães apreciam cães de raça mista. Alguns donos de valor cão pedigree a como um símbolo de status e, portanto, não têm utilidade para os cães sem raça definida, outros apreciam ou têm um vínculo emocional com as comportamentais ou características físicas de determinadas raças, outros ainda acreditam erroneamente que um pedigree, um cão terá traços de personalidade superior e da saúde.




               
                                                                         By: Norton Pejara

Um comentário: