quinta-feira, 26 de maio de 2011

Adoção de animais é solução para diminuir superpopulação nas ruas

            A superpopulação de animais domésticos nas ruas é um problema muito sério. Esses animais possuem uma alta capacidade de reprodução sendo que uma única cadela e seus descendentes podem gerar 64.000 novos animais em 6 anos e uma gata 420.000 em 7 anos.
            Em São Carlos, são cerca de 210 cachorros e 150 gatos disponíveis para a adoção. Os cães e gatos já saem castrados e vermifugados, e podem ser adotados gratuitamente pela população. A adoção de animais em São Carlos segue critérios implantados pelo Departamento de Defesa e Controle Animal.
            O interessado responde a diversas perguntas e, se necessário, um fiscal visita a residência para apurar as condições para a vida com a futura “família” do animal. O interessado deve ainda assinar um termo de responsabilidade e caso não atenda aos critérios, a adoção pode ser negada. As exigências para a adoção são essenciais e visa evitar problemas futuros como o abandono do cão ou gato em vias públicas.
            No primeiro contato, a equipe do departamento procura entender o tipo de animal que o morador está interessado em levar para casa. Durante a entrevista, o servidor enfatiza sobre a responsabilidade da guarda responsável. A adoção é concluída com a assinatura de um termo de responsabilidade, garantindo que o animal vai ser bem tratado pelo futuro tutor. Em 2009, o trabalho de incentivo à adoção deu um lar a 223 animais (141 cães e 82 gatos).
Veja alguns princípios da guarda responsável
- Só adote um animal depois de refletir sobre isso e em todas as consequências que a guarda responsável de um animal pode trazer para a sua vida e para as vidas das pessoas que moram com você.
- Pergunte tudo sobre o estado de saúde e as condições do animal. Ele já foi castrado? Qual sua idade (ainda que estimada)? Qual sua procedência? Qual seu histórico de saúde? Quais são as características de seu comportamento?
- Evite adotar de quem faz de tudo para você levar o animal. Um protetor consciente não empurraria um pastor alemão para quem vive em um apartamento, por exemplo, pois há grandes chances da adoção não dar certo.
- Inspecione o local em que o animal está abrigado. O lugar onde ele está exposto jamais poderá ter cheiro forte e deve estar limpo e em ordem, assim como o próprio animal. Denuncie maus-tratos.
- Verifique se o animal foi devidamente vermifugado e vacinado. Peça sua carteira de vacinação, confira as vacinas, vermífugos e as datas em que eles foram administrados. A carteira deve estar assinada e autenticada por um veterinário.
Fonte: EPTV

                                                                                                    Por: Cat Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário