segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cães também podem pegar gripe


            Os cachorros também podem sofrer com problemas respiratórios, como a gripe. O número de casos de traqueobronquite infecciosa canina aumenta no inverno, por causa da constante alternância de temperatura. A equipe do Clicatribuna foi atrás de um especialista para tirar as dúvidas sobre a doença.
            Os sintomas são oscilações de temperatura, febre, tosses secas e sem catarro, além da diminuição na alimentação. “Os cachorros pegam a doença em contato com outros animais da mesma espécie”, afirma o proprietário de um pet shop e estudante de veterinária Cláudio Júnior.
            Ele explica que, para evitar que o animal seja contagiado, é necessária a imunização em duas doses, que custam em média R$ 50. Pode ser feita a vacinação ou imunizar o animal pelo meio intra-nasal. “Caso não se tome cuidado, o cão pode correr risco de vida. Não pela gripe, mas pode contrair outras doenças por estar com a imunidade baixa”, explica Júnior.
            Segundo ele, o indicado é evitar que os animais fiquem em locais úmidos, para que a gripe não se agrave. As roupas não influenciam tanto na questão da gripe. “É mais estética, porque o animal já tem os pelos para que ele controle a temperatura média do corpo”, conta.
            A doença não pode ser contraída pelo ser humano e nem o ser humano pode passar uma gripe para os cachorros. O tratamento é por meio de antibióticos e começa a surtir efeito em cerca de cinco dias. “Este ano aumentou a incidência da gripe”, diz Júnior.
Fonte: A Tribuna
                                                           Por: Catherine Pinho

Um comentário:

  1. Olá Junior eu estava morrendo de preocupação de passar gripe pro meu filhote de 50 dias q so vai ser vacinado semana q vem, eu estou resfriada, mas ele nao pode pegar de mim nao é mesmo?
    Grata
    Camila

    ResponderExcluir