terça-feira, 5 de julho de 2011

A gripe é o principal inimigo de cães e gatos no inverno

Muitos têm dúvidas sobre o comportamento dos cães e gatos no inverno. Será que devo parar o banho? E a gripe, como posso identificar? Essas e outras dúvidas podem ser sanadas com ajuda de um médico veterinário


            Assim como os humanos, os cachorros também precisam de cuidados especiais para ficarem protegidos contra as doenças típicas do inverno, como as respiratórias. Os ambientes fechados e sem ventilação facilitam a transmissão de microorganismos entre os animais. Canis, pet shops e os tutores de animais, precisam tomar algumas precauções para evitar a transmissão de várias enfermidades.
            De acordo com Leonardo Brandão, doutor em Medicina Veterinária é preciso ficar atento aos primeiros sintomas apresentados pelos cães e gatos. “Existem várias doenças que podem acometer os animais no inverno, mas, nessa época do ano, devemos destacar as doenças respiratórias. Cães e gatos podem sofrer de doenças parecidas com a gripe humana, com sintomas como secreção nasal, tosse e espirros”, comenta. Tanto a gripe canina, também conhecida como tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa canina, quanto a gripe dos gatos ou rinotraqueíte felina, são transmitidas de animal para animal por meio de secreções nasais. Nessa época do ano, devido ao frio, os animais são mantidos juntos e em lugares fechados, o que facilita a transmissão dos agentes da gripe.
            Outra recomendação importante é ficar de olho na evolução dos sintomas da gripe e estar em dia com a vacinação contra essa e outras doenças. “Cães com cinomose, doença viral transmitida entre cães e que pode levar à morte, pode apresentar sintomas similares aos da gripe canina. Por isso, é necessária atenção especial aos animais doentes”, comenta o médico veterinário.
            E não é preciso muito para evitar os problemas comuns da época. A vacinação ainda é o melhor método para proteger os animais contra as principais doenças respiratórias, por isso, é importante manter a carteira de vacinação sempre atualizada. Além disso, é sempre bom protegê-los do frio, não os expondo à friagem, ao vento e à chuva e preparar um bom abrigo para a hora de dormir. O uso de roupinhas é variável para cada caso – há animais que já estão bem protegidos dentro de casa e não sentem frio, sendo desnecessário o uso de roupinhas.
            Será que devo parar a tosa? E os banhos? Confira essa e outras dicas para cuidar dos animais no frio:

Banhos
            O ideal é evitar banhos em dias muito frios devido à dificuldade em deixar o animal completamente seco após o banho – o que faz com que a sensação de frio seja maior. Caso seja necessário, use água morna e seque muito bem.
Pelos
            É verdade que os pelos ajudam a reter calor. No entanto, existem animais com pelo curto que não sentem necessariamente mais frio no inverno.
Roupas
            As roupas e os cobertores ajudam a diminuir a sensação de frio, principalmente nos animais que passam o inverno do lado de fora da casa. O uso das roupinhas pode ser feito caso o animal esteja sentindo frio – neste caso, ele fica encolhido e tremendo. No entanto, deve-se tomar cuidado na escolha da roupa: ela deve ser confortável e de fibras naturais, de preferência.
Vacinas
            Mantenha a carteira de vacinação do seu animal sempre atualizada.
Fonte: ANDA

Por: Cat Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário