quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fim das touradas em Barcelona

Ativistas da organização Anima Naturalis comemoraram com brindes a última das "corridas" na região espanhola em frente à arena em Barcelona

A cidade de Barcelona saiu oficialmente do negócio das touradas no último domingo (2). O último golpe, a morte sangrenta de um touro pelo matador Serafin Marin, ocorreu em La Monumental, ringue catalão de touradas, que recebeu a primeira corrida em 1914.  As informações são do jornal Boston.com.

O Parlamento da Catalunha, pressionado pelos grupos em defesa dos direitos animais, determinou em julho de 2010 que as touradas na região tinham que acabar. Algumas pessoas dizem que os ativistas animais intimaram o governo a isso. Outras acreditam que, pelo fato de a Catalunha forçar sua independência e de que o Parlamento esteja atualmente mais interessado em se distanciar de tudo que se refira à Espanha, foi uma forma de mostrar o separatismo.

Existem 17 regiões na Espanha e 15 delas ainda permitem touradas, quando não as promovem e subsidiam ativamente. As Ilhas Canárias, onde a prática nunca foi popular, abriu mão dos touros em 1991.

Existem muitas imagens na internet do último embate. Se alguém quiser olhar, cuidado: o sangue que escorre do touro pode ser uma visão dura para olhos e estômago. Mas o que realmente impressiona é a crueldade com que um dos touros acorrentados a duas grandes carroças tem sua carcaça mutilada de mais de 450 kg sendo arrastada pela arena.

O fim das touradas e Barcelona fez um só vencedor: o touro, que agora está a salvo da espada do matador e de terminar a vida numa arena com piso de areia com milhares de pessoas aplaudindo.

Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário